"Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" Romanos 8:28

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Curso de Teclado e Piano - Substituição de Acordes e Progressões Harmônicas

O Curso de Teclado e Piano - Substituição de Acordes e Progressões Harmônicas é destinado aos alunos e músicos de nível avançado no Teclado e Piano Popular interessados em aprender um pouco mais sobre Harmonia Funcional.

Percebemos que os alunos possuem algumas dificuldades em aplicar os conteúdos de Harmonia Funcional no teclado e piano. Embora Harmonia Funcional possua vários conceitos teóricos, é através dela que compreendemos as relações entre os acordes, cadências, sendo de fundamental importância para improvisos e arranjo no teclado e piano.

Harmonias mais nobres
Os alunos às vezes ficam limitados em tocar apenas uma seqüência básica de acordes em uma música e almejam preencher as harmonias com outros acordes mais dissonantes, a fim de que suas harmonias fiquem mais “nobres”. Além disso, os alunos ouvem aquelas progressões harmônicas no Jazz e na Música Popular Brasileira e ficam imaginando como o compositor as realizou nas músicas, se existe alguma técnica ou é por tentativas. Na verdade, existem conceitos e técnicas para você criar progressões e substituir os acordes.

A dificuldade encontrada pelos alunos se dá pelo fato de não existirem materiais disponíveis e infelizmente os professores, no geral, não revelam tais segredos. Porém, esta apostila os alunos finalmente conhecerão esses segredos para que possam ampliar seus conceitos e dar nova sonoridade as suas músicas, composições e arranjos.

clique aqui para download

Nenhum comentário:

Postar um comentário