"Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" Romanos 8:28

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dominantes Secundários

D.S (Dominantes Secundários) são acordes que criam tensões armônicas que resolvem em determinados acordes:
Ex: C7 --- D.S numa progressão armonica: | C7 | FMaj7 |
Bom, esses dois tipos de dominantes secundários são:
 D.S simples = dominantes com 7
 D.S alterados = dominantes com 7 e 5# ou 9b

D.S simples resolvem em acordes maiores

D.S alterados resolvem em acordes menores ou maiores em alguns casos (mas por agora esquece “maior” concentra simplesmente em “menor” e depois voltamos para o estudar melhor)
Sendo assim: EX: | C7 | FMaj7 | ; |C7 5b | Fm7 |
Substituição de Acordes
1. Dominantes Secundários Simples
• Podem ser substituídos pelo seu trítono (acorde ou nota que fica a distancia de 3 tons inteiros), ou seja um C7 pode ser substituído por F7 5# ou/e 9b) isso quer dizer que é substituído por um D.S. alterado.
2. Dominantes Secundários Alterados
• Podem ser substituídos pelo seu trítono (acorde ou nota que fica a distancia de 3 tons inteiros), ou seja um C7 5# ou/e 9b pode ser substituído por F7) isso quer dizer que é substituído por um D.S. simples
• Podem ser substituídos por diminutos que se encontrem na sua 9b; 7 ; 3 e 5 ou seja: C7 – C#0 ; C7 – Bb0 ; C7 – E0 ; C7 – G0 ;
• Podem ser substituídos por acordes menores que se encontram na sua 9b e 7 ou seja: C7 – C#m7 ; C7 – Bbm7 ;
Isso quer dizer que você pode utilizar escalas menores, escalas diminutas e escalas do seu trítono para improvisar em cima dos acordes alterados levando em conta as substituições, ou mesmo solar seu trítono em cima do D.S alterado ou simples conforme o caso.
Mas antes de qualquer exercício é bom saberes que um acorde maior tem 2 relativas menores: uma na sua 6ª e outra na sua 3ª, ou seja C : Am e Em ; isso quer dizer que podemos substituir os acordes maiores pelas suas relativas menores, sendo assim podemos então solar com as suas relativas em cima do próprio acorde.


Para passar a pratica tenho que mostrar duas escalas importantes para improvisar nos D.S.
São estes:
 Frigia Maior – escala frigia com a diferença da 3ª maior em vez de menor; aplicada em D.S. alterados; composto por: C , Db, E, F#, G#, Bb, C; (no caso de C7 5# e ou C7 9b)
 Alterada Dominantes – escala aplicada em D.S. alterados; composto por: C , Db, D#, E, F#, G#, Bb, C; (no caso de C7 5# e ou C7 9b)
 Overtone – escala mixolidia com a diferença da 4ª aumentada; aplicada em D.S. simples;
Seria então composto por: C , D, E, F#, G, A, Bb, C; (no caso de C7)

Exercícios:
| CMaj7| A7 5# | Dm7 | G7 | --- essa é a progressão mais famosa do mundo esta presente em 90% das músicas ou mais. Chama-se Turnaround --- é uma progressão de estudo que serve para iniciarmos o estudo do Jazz.
| CMaj7 | A7 5# | Dm7 | G7 | aplicando umas substituições fica: | CMaj7 | Eb7| Dm7 | Db7 5# |
  Estes foram substituições por trítono
Agora segue as regras acima referidas e substitui sem medo. Mas uma dica que dou é não substituir toda a progressão deixa sempre uns intactos porque senão não soará limpo e, tenta também não substituir o primeiro acorde da progressão no começo da música. Faça substituições e aplique as suas escalas acima referidas. Também podes improvisar substituições ou seja, enquanto estão tocando um acorde vais mentalizando outro de acordo com as regras acima referidas e assim progressivamente vais atingir um nível bem alto em termos de improvisação. Boa sorte até breve.
Vando Pereira

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